quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA ATÉ QUANDO???

Ha cada dia, assistimos Barbaridades tais como a que aconteceu recente em São Paulo. E a sociedade que não é adepta, admiradora de nossas praticas ancestrais, acaba fazendo uma associação errada de culto religioso com essa atividade descarada, doente que nada tem haver com a pratica ORIXÀ! Candomblé, Umbanda, Culto Ancestral, Ifá nao é magia negra. Não quero ser tolerado, quero sim respeito assim como ofereço aos meus irmãos de outras religiosidades, afinal vivemos num país de estado laico. Antes de agredir nossas praticas, passe a conhece-la e admirar;

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


“Asape Fun Werè jô, on ati Werè Okanná ” ( Aquele que bate palmas para o que o louco dance é tão louco como ele). 
Não se pode roubar a luz do pirilampo que cada vaga-lume tem a sua Que iria um rato fazer com o brilho de outrem se não iluminar o próprio rabo? Assim como vitórias são de vencedores não se pode beber da glória alheia. Se não és capaz de brilhar entre os que ascendem contenta-te com teu triste destino. Pois o segredo da vida se resume em tirar alegria do que é simples. Infeliz de quem, por pura inveja, “sendo rato", sofre em não brilhar qual pirilampo.”   
Ifá diz:
Eni ti a se lòóre Ti kò ùpè buru jú òlósà Ti ó kò ní leru lò. Ou seja: Aquele a quem concedemos bondade. Que não expressa gratidão. É pior que o ladrão. Que rouba nossas coisas. O seguinte louvor de Òrúnmila descreve seus vários papéis e capacidades: Òrunmilá Testemunha do destino, Segundo depois de Olodumare (Deus); Vós sois muito mais eficaz do que os remédios, Vós, a Imensa Órbita (Ação), que desvia o dia da Morte. Meu Senhor, Onipotente para salvar, Misterioso Espírito que combate a Morte. A Vossa saudação é a primeira obrigação na manhã, Vós, o Equilíbrio que ajusta as Forças do Mundo, Vós sois Aquele cujo esforço é para reconstruir a criatura de mau destino; Reparador da má sorte, Aquele que Vos conhece torna-se imortal. Senhor, o Rei Indestituível, Perfeito na Morada da Sabedoria. Meu Senhor! Infinito em Conhecimento ! Por não Vos conhecer em profundidade, nós somos fúteis, Oh, se nós pudéssemos Vos conhecer em profundidade, tudo estaria bem conosco.”Quando Orunmila foi atacado com Asè, Ele matou Asè e comeu seu coração com dênde.

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."



NOSSO FUTURO!!!



















terça-feira, 10 de janeiro de 2012

POLÊMICA ENTRE BAIANAS E EVANGÉLICOS





      • Marcos Ty Ogun irmao e um absurdo


      • Emerson Barbosa Soares Galera, acarajé é acarajé!!!! Eparrei, mainha!!!


      • Carlos Henrique tbm concordo isso n e bolinho d jesus



      • Ifábunmi Oláseun Aworéni Como Pode os Neo-pentecostais entender de Àkárà áfricano, conhecido aqui como Acarajé, famoso na culinária dos nossos templos e do povo Baiano? é lamentável essa perseguição a Cultura, religião e a forma de ser do negro afro descedente.

AGRESSÃO POLICIAL A UMA ESTUDANTE DE SÃO PAULO







Ifábunmi Oláseun Aworéni: È extremamente inaceitável um


comportamento dessa forma cometido por agentes públicos, 


é ainda o exmo.governador diz que sua política e polícia é a


mais preparada do país. Hora de mobilizar e buscar garantir 

o espaço do negro, e cobrar em outras esferas chega de 


brincar aceitar o negro e suas manifestações.












OBS.:Comentários feitos no Facebook



















segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CHIEF IFÁBUNMI OLÁSEUN PREPARA-SE PARA IR A ÁFRICA, AO ENCONTRO DE SUA EMINÊNCIA O ARABÁ OLU ISESE AGBAYE CHIEF ADISA AWORENI



His Excellency,
Honorable Ambassador,
Embassy of the Federal Republic of Nigeria,
SEN Av das Nações Lt 05,
CEP: 70800-400
Brasília - DF.
Dear Sir,
Letter of Introduction / Request for travelling visa.
I hereby introduce and present Mr. Washington Luiz de Jesus (Babalawo) Journalist, Professor and Religious Coordinator and Leader at Egbe Ifa Ajebowaba Yoruba Traditional and Religious Temple in Uberlandia, MG – Brazil.
He will be guest of Centro Cultural Yoruba/ Ijo Orunmila-Templo de Ifa, Rio de Janeiro and His Eminence, Araba ati Olu Isese Agbaye, Chief Adisa Mokanranwale Aworeni, Spiritual Leader of all Traditional Religion practitioners  Worldwide at Oketase, Ile Ife, Osun – State – Nigeria on Cultural, Religious and Tourism purposes between 20th  January - 29th  January,2012.
It is pertinent to mention that the History of the Yoruba ethnic group and their millennium culture which comes  from the borders of the River Niger is said to be historic origin of many different African ethnic groups  vis- a- vis  the History of the Kingdom of Ile Ife is deeply rooted in antiques  time.
Archeological findings revealed existence of human beings in many parts of Yoruba land in some caves dated back to year 900BC.
Mythological, Ile Ife was said to be the Origin of LIFE as contained in the Ifa Literary Corpus.
It is worthy of note to equally add that this ethnic group command multi-ethnic influence of great proportion in all levels mainly in the Cultural and artistic area of human endeavors all over the world, hence it has been declared World Cultural Heritage by the UNESCO, therefore,
various organizations and religious bodies are trying to put correct certainty to many irregularities associated with the Yoruba Culture, Religion and Tradition in the Diaspora.
However, there is no gainsaying the fact that Babalawo Washington Luiz de Jesus, through his Egbe Ifa Ajebowaba Yoruba Traditional and Religious Temple in Uberlandia, MG – Brazil, has been contributing immensely to the development and growth of  Yoruba Culture, Tradition and Religion in Brazil in particular and Latin America in general.
I hereby solicit for the approval of his travelling visa to Nigeria during this period.
It should be noted that all logistics as regards his visit to Ile Ife, Osun State, Nigeria during this period has been adequately put in place.
Thanking you in anticipation for your kind approval.
Accept my warmest regards.
Yours sincerely.


Chief Fola Oludare Ayodele
President/Coordinator.
Centro Cultural Yoruba, Rio de Janeiro.

Contact in Nigeria:
1. Araba and Olu Isese Agbaye,
Chief Adisa Mokanranwale Aworeni,
Oketase, Ile Ife, Osun-State-Nigeria.
2. Mrs. F.M.  Ayodele,
1st Bank Nig PLC,
Ebutte-Metta, Lagos-Nigeria.

EUTANÁSIA E SUICIDIO NA VISÃO ÁFRICANA



Eutanásia e Suicídio
É difícil para um doente assumir sua moléstia, sofrer, saber que dará trabalho e despesa à sua família, principalmente em se tratando de doentes crônicos ou terminais. Cremos que um ser humano escolhe seu destino quando regressa à Terra, não de uma forma cármica evolutiva, até por que não cremos em carma, muito menos em evolução pelo sofrimento. Este é um pensamento basicamente cristão e kardecista, que permeia nossas descendências no Brasil, a saber o Candomblé Ketu e a Umbanda, mas nós, da Tradição de Orisá (originalmente chamada Egbé Omo Awo - comunidade que professa o segredo - grupo dos filhos do segredo), religião matricial, não somos cristãos, católicos ou kardecistas, e não pensamos assim. Essa escolha de destino, portanto, é feita tomando-se por base as experiências que o ser humano leva de outras vidas. Pregamos que se viva bem, de forma correta para que se saiba escolher um bom destino quando se voltar à Terra. Nascimentos de crianças deficientes, albinas, com doenças congênitas, são creditados a Orisá Obatala, o que molda os homens e os coze num forno, dando-lhes "emi", o sopro criador. Todos os defeituosos a ele pertencem, são seus filhos do coração, devendo portanto ser olhados pela comunidade como especiais, e por ela cuidados de forma também especial, pois são pessoas com poderes espirituais diferentes dos demais. Não criticaremos ou puniremos mães que se decidam por não dar a luz bebes detectados como deficientes ou pessoas que decidam pôr fim à própria vida, por não suportarem doenças ou problemas. Mas esclareceremos a todos que não é o melhor caminho a seguir. Há sempre uma opção melhor dentro da vida que não seja a morte provocada.
Nos casos em que alguém só sobreviverá ligado a uma série de aparelhos, sem qualquer esperança de melhora, num coma profundo ou com seqüelas irreversíveis, deixamos a cargo da família, ou da comunidade, o caminho a seguir, sempre ouvindo Ifá primeiro. Mas a morte, como a vida, deve acontecer com honra e dignidade, o que é impossível para uma criatura cuja sobrevivência depende de tubos e fios, apenas um corpo inerte e sem consciência, com o objetivo de viver mais um dia, uma hora..
Não praticamos eutanásia, seja qual for o motivo, mas damos ao nosso devoto o direito de decidir sobre sua vida. Não condenamos o suicídio, porque cremos que um suicida foi uma pessoa desequilibrada emocional ou fisicamente, que precisa de rituais religiosos, de muita oração para que, quando novamente voltar ao mundo, possa escolher um melhor destino. Mas, nos velhos tempos, por doenças morais, e não físicas, uma tribo podia eliminar alguns de seus membros. Não se permitia o roubo e a desonra, e isso era resolvido pelo conselho de mais velhos da comunidade. Hoje estes assuntos se resolvem pela justiça. Nada mais então é motivo para que homens sejam mortos por homens, as não ser que a justiça de alguns países opte por esta forma de punição.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

LIDERANÇAS NEGRAS : AMARAL NETO

Hoje conversando com o amigo jornalista José Amaral Neto, via facebook relembramos nossos tempos de luta e reuniões do movimento negro (foto) com lideres locais. Tempos bons reunir para relembramos e formar projetos em prol da comunidade, um colegiado ao qual tenho orgulho de fazer parte, e muita alegria ter o companheiro amaral liderando nossa bandeira e nos como soldados da causa, pronto ao chamado do comandante. Valeu Amaral que em 2012  possamos ter realizado o máximo de nossos projetos e ter no parlamento negros de caráter que não se vendem e nem se sentem pela roupa que usa.

SÀNGÓ


Ceremonia de Ŝango en Oyo Nigeria

MEU AVÔ


Interview with ARABA AGBAIYE 2009 part I

Vídeo


Maferefumorumila- maferefun Orunmila Iwóri Otura


ATLÂNTICO NEGRO ( NA ROTA DOS ORIXÁS )



WASHINGTON FILHO E MIRELA SIMPATIA A TODA PROVA

Washington Luiz Filho, 19 anos meu herdeiro na Egbé Ifá, um orgulho de filho para os pais. Hoje seguindo Carreira militar e construindo sua vida própria, ao lado de sua belissima namorada Mirela Stefany, uma jóia de nora aquem admiro e tenho verdadeiro orgulho. Parabens casal que o futuro de vcs sejam brilhante.

ESÚ AJÉ

Nossa Cultura é Maravilhosa, adoro  cada espaço e divindade que temos, exemplo esse esú é importante e nos traz Benefícios incalcúlaveis. Asé Ajubá Baba Esú!!!

TENHO VIDA RSRSRS


Euu tenhoo 3 VIDAS ↓
 A que eu cuido..

2° A que as pessoas cuidam..


 A que o povo inventa

kkkkkkkkk se vc teem essas 3 viidas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Nosso Calendário ÁFRICANO. Amarelo:Domingo e Segunda, Azul:Terça, Vermelho:Quarta e Quinta e Branco:Sexta e Sábado. Ou seja esses dias diferente da Semana Ocidental. Asé a todos



Os dias da Semana Iorubá são:
Ojo Awo - Dia do Segredo. Nesse dia são louvados Esu, Ifá (Orunmilá), as Ayaba (Oya, Osun, Iyewa, Oba, Olokun, Yemoja, Ajesaluga) e Ibeji
Ojo Isegun - Dia do Vencedor. Nesse dia são louvados os Olode (Ogun, Osose, Ollogunede,Osanyin) e Ananburuku, Omulu e Osumare
Ojo Jakuta - Dia que se lançam pedras. Nesse dia são louvados Sango, Aira, Bayanni, Dada Ajaka, Egbe e Eleeeriko
Ojo Aiku - Dia da Imortalidade. Nesse dia são louvados Obatala (Osala), Osagiyan, Oduduwa e todos os Orisas Funfun


O Orisá Polêmico- ESÚ.



Esu - Um Orisá muito polêmico
Odu Okanran
Esu – Um Orisá muito polêmico
Atoto arere. Ifá fe f’oun e dake:
Orunmilá e Esu eram amigos, mas disputavam entre si o poder.
Houve uma guerra na cidade e Ajala Eremi. Tendo isso chegado ao conhecimento de Esu, por seus seguidores que invocavam-no e pediam sua ajuda, ele correu a Orunmilá para contar a novidade.
Orunmilá ficou curioso de saber como Esu já sabia da guerra, uma vez que a cidade era longe e parcos os recursos.
Esu, muito vaidoso, disse saber tudo, em virtude de seus poderes, e completou – “vamos lá salvá-los”.
Viajaram juntos, e chegando a Ajala Eremi, ajudaram o povo a vencer a guerra, e foram reverenciados e louvados.
Na volta, Esu disse a Orunmilá – “você vai ver, a minha magia é maior que a sua”.
Orunmilá riu, disse que seus poderes eram bem maiores, e disse também:
“Ki okunrin ma to ato rin
Ki obinrin ma to ato rin
Ki awo eni ti aso re yio rin”.
“O homem fica em pé e urina andando
A mulher fica em pé e urina andando
Vamos ver a roupa de quem fica molhada primeiro”
Com essas palavras ele desafiou Esu.
Caminharam muito até que anoiteceu, e pararam em Ileto, pequena cidade baale (aldeia pobre). Orunmilá pediu aos mais velhos pousada por uma noite para ambos.
O Rei permitiu que dormissem e determinou em que casa ficariam. No meio da noite, estando Orunmilá dormindo, Esu acordou bruscamente.
Esu saiu para o pátio, foi ao local onde as galinhas dormiam, agarrou o galo pelos pés, torceu-lhe o pescoço, arrancou-lhe a cabeça e enfiou no bolso. Fez uma ótima e solitária refeição com a carne e alguns inhames, pimentas, tomate e cebolas que achou nos campos, temperou tudo com óleo dendê, bebeu vinho de palma e completou com litros e litros de água fresca.
Voltando à casa, chamou Orunmilá, e disse – “vamos embora depressa”. Orunmilá acordou estremunhado, e ainda tonto, achou que era de manhã, e seguiu com Esu pela estrada como bons amigos.
Em Ileto, assim que amanheceu, descobriram a morte do galo, a fuga dos hóspedes e o povo, revoltado, decidiu perseguí-los. Juntaram os Ode (soldados). Correram atrás de Esu e Orunmilá e alguém lembrou que Esu usava uma roupa de búzios (símbolo de magia).
Esu sabia que o povo de Ileto e os soldados vinham em sua perseguição. Olhava para trás e ria. Falou a Orunmilá – “o povo vem aí, traz lanças, facas e soldados. Mostra a força de sua magia agora”. Orunmilá, sempre muito calmo, disse a Esu – “a mim não pegam. Eu adivinho que você matou o galo, e comeu-o, porque o sangue pinga de seu bolso”. E disse:
“A ki gbo iku a fibi oba as”
“Não se pode ter má notícia. Ela não morre”.
Depois de proferir estas palavras mágicas, Orunmilá disse a Esu – “agora você dá a solução”.
Esu sugeriu que subissem em uma árvore sagrada (ikin), de cuja madeira são feitos instrumentos para o culto, e esperassem para ver os Ode passarem. Os soldados e o povo viram o sangue, e revistando a árvore acharam Esu lá em cima junto com Orunmilá. Alguns ficaram de guarda à árvore, enquanto outros foram buscar machados e facões para derrubá-la.
Quando começaram a cortar a árvore, Esu riu e disse a Orunmilá – “é agora! Vamos cair os dois, faça a sua magia, eu faço a minha e veremos qual o poder maior”.
A árvore caiu. Orunmilá se enterrou no chão e virou água. Esu bateu no chão e virou pedra.
O povo e os Ode procuraram e não acharam ninguém. O lugar virou uma grande confusão, com todos gritando e se acusando mutuamente.
Os que estavam sedentos, viram a água que era Orunmilá, beberam dela e se acalmaram.
Os que estavam cansados sentaram na pedra que era Esu e ficaram agitados.
E daí para frente, dois tipos de pessoas se criaram no mundo, os calmos e os agitados. E todos que jogam Ifá (antigo sistema yorubá de adivinhação), tem que cultuar Esu e Orunmilá.
Odu Okanran.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DONA MARIA 1 ANO DE INTEIRA SAUDADE.

Hoje dia 02 de Janeiro de 2012, a Egbé Ifá Ajebòwába, completam um (01) ano sem a Saudosa Dona Maria Reis, mãe Carnal do Bàbálàwó Ifábunmi Oláseun Awóreni. O Sacerdote determinou as festividades em honra a mãe, filha de Osun e protegida de Yemoja e Ògún. Dona Maria que faleceu em 24 de outubro do ano passado, foi homenagiada nos ritos do templo, e saudada pelos awos do babalawo. Saudades eterna dos filhos carnais, e membros da casa. Nós sabemos que hoje se encontram bem, foi e voltará para viver sempre na lembranças dos seus descedentes e de todo o povo de asé. SAUDADES!!!

RACISTA???


RESPEITO E A UNICA COISA QUE BUSCAMOS E O BRASIL DEVE RESPEITAR


BÀBÁLÀWÓ EM 2012

O  Chief Bàbálàwó Ifábunmi Oláseun Awóreni, conhecido como Professor Washington Luiz, um dos maiores lideres religiosos afro-brasileiro em minas, prepara para o Festival de Orunmilá-Ifá na segunda semana de Janeiro de 2012, de acordo com os preparativos desse ano, o Sacerdote recebe a visita de uma corte real áfricana, na iniciação de seus novos filhos dentre eles Janaina de Yemojá, Carolina de Osun, Ubirajara de Osumare, e Tadeu de Sango. Segundo sua assessoria Pai Washington esta elaborando um projeto voltado para as lutas da Comunidade negra, principalmente a de Matriz àfricana. A Agenda do Bàbálàwó esta comprometida até Outubro deste ano, quando viaja após as eleições a França, aonde inicia novos adeptos europeus, Parabéns Equipe e Feliz 2012.