domingo, 17 de março de 2013

DINAMICA


A DINAMICA ENTRE O BABALAWO, CLIENTES e SEGUIDORES DE IFÁ.

Todo sacerdote sério, na qualidade de Babalawo, se coloca de forma muito imparcial. No meu caso, quem me conhece de fato, sabe disso! Ou seja, ao passar a informação sobre a necessidade de uma pessoa Iniciar em Ifá, normalmente, é na finalidade da mesma ter o acesso ao culto de Orunmila, mediante as suas superficiais e profundas necessidades em sua vida, assim sendo, eu só faço transmitir à mensagem de Ifá, me posicionando completamente isento de qualquer interesse, principalmente de contabilizar seguidores, até porque, normalmente, quando Ifá diz que uma pessoa necessita de iniciação, por alguma questão pessoal ou impessoal, assim sendo, o trajeto é muito longo, até a mencionada iniciação e, ainda assim, quando a pessoa chega exatamente no ponto de Iniciar, antes de tudo, uma série de coisas e questionamentos são investigados com Ifá, a Pessoa, e Eu, como por exemplo; 

1 - Se a a cabeça da pessoa será totalmente favorável para mim, ao colocar a minha na mesma. 
2 - Se a minha mão será favorável para a pessoa. 
3 - Se Ifá aceita que a pessoa seja iniciada por mim, bem como se tornar membro(a) da sociedade liderada por minha pessoa. 
4 - Se há algum tipo de incompatibilidade espiritual do meu Odù com o Ori da pessoa. 
5 – Se o caráter e comportamento da pessoa são bons, adequado para ser iniciada em Ifá.
6 - Se a pessoa está preparada para se tornar alguém incomum, uma pessoa sagrada. 
7 - Se haverá alguma possibilidade de aborrecimentos e incompatibilidade no futuro.
8 - No caso de ter família, sendo menor de idade, se a mesma está de completo acordo, assim sendo, quando os responsáveis, obrigatoriamente, assinam um documento registrado em cartório. Mesmo num caso de vida ou morte do menor de idade.
9 - No caso da pessoa ser casada, antes de tudo, se o cônjuge está de pleno acordo em todos os sentidos com a iniciação. 
10 – Muitos outros por maiores e por menores, etc. etc. etc. 

Então, é perceptível que não é tão facil assim, iniciar em Ifá. Pois, não basta receber uma informação transmitida na Idafá (consulta), sobre uma eventual necessidade de iniciar... 
Outra questão, muito clara, é que um Babalawo/Oluwo não pode ser comparado aos "pais de santos". Isso porque, o Babalawo não necessita de encher casa, nem mesmo ter uma casa de culto, ele é livre e autossuficiente, gostem ou não. No caso de um Oluwo, é bem diferente, o Babalawo que se torna Oluwo, terá um compromisso de liderar uma sociedade de seguidores, mas ainda assim, não poderá ser comparado aos "pais de santo", até porque o Oluwo não tem a menor necessidade de alimentar ego, vaidade ou qualquer outro interesse peculiar. E da mesma forma que os Babalawo, o Oluwo prefiro mais é cuidar de clientes, e ter pouquíssimos seguidores de boa qualidade e grandes objetivos, a final todo Oluwo ou Babalawo é na verdade um profissional de Ifá para os clientes, rsrs, gostem eles ou não. Mas, no caso de possuir seguidores, Ifá exige que o sacerdote seja muito mais que um profissional, que seja um tutor dos seus seguidores, protegendo-os, amparando-os, ensinando-os, corrigindo-os, exemplando-os, respeitando-os e preparando-os para a vida, seja espiritual e material.

Espero ter sido claro, e deixado todos bem à vontade quanto aos seus interesses, através dessa noção bem exata e definida sobre o comportamento do Babalawo para com um cliente e com o seguidor(a). Há quem nasceu para ser um mero cliente de Ifá, enquanto há quem nasceu para ser seguidor de Ifá. E, mesmo que Ifá venha dizer, através de mim, que a pessoa necessita iniciar em Ifá, deixo bem claro que há milhares de Babalawos pelo mundo, uns com capacidades iguais as minhas e outros com maiores capacidades. O livre arbítrio existe e deve ser respeitado para que o homem faça a sua própria escolha, seja boa ou ruim, a sua cabeça sempre será o guia. REFLITAM 

Beijão à todos os meus seguidores, amigos e clientes. 

Que Ifá com a sua sabedoria divina, continue a nos abençoar rica e abundantemente. 

Asè!

Nenhum comentário: