A elegúm Luiza da cruz vieira ( Oyátúndé) se prepara neste final de semana dia (28 de Fevrereiro) para iniciar uma nova etapá em sua vida religiosa, segundo fontes da Egbé Ajebòwába, Mãe Lú como é conhecida carinhosamente por todos da egbé do chief Ifábunmi Oláseun Awóreni, se recolhe para tomar mais uma Obrigação na Tradicional religião indigéna áfricana como Agbá ( velha) ou sejam o equivalente a egbomi no Candomblé Brasil. Iyá Oyátundé uma das Herdeiras da egbé , hoje aos 30 anos de idade, após passar por ritos da nação Angola-Bantu, se tornar uma das chaves centrais da egbé de seu awó. Parabens mãe Luiza pela força e garra, a vc e seus irmãos Sidney de Osumare e Jefferson de Ológun que também recebem a mesma obrigação de Oyé egbomin , titulo de irmãos mais velhos, com autoridade de iniciarem pessoas ao culto de orisá.
Oyátùndé uma das Kekerê , ou seja pequenas com titulo na casa do Babalawó é responsável ainda por todo rito na casa do orisá Oyá, e nesta importante obrigação, toma também para Ògún. O Egbé realiza o festival público de novos Sacerdotes como luiza no proxímo dia 13 de março, em Uberlândia-Minas Gerais, com presença de mebros da egbé vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo-Horizonte, além de uma presença guardada em segredo de um Sacerdote awó Ogboni vindo da Nigéria.
3 comentários:
OBRIGADA PAI POR TODAS AS PALAVRAS DE CONFIANÇA, CARINHO, E AMOR
OBRIGADA DE CORAÇÃO MESMO
ABORUBOYE
Oi irmão adorei o blog éssa é uma das forma que iremos vencer nossas lutas contra a discriminaçâo parabéns pelo trabalho unidos venceremos adorei o seu blog lindo a luta continua ...
Andréa Bonifácio Camilo
Postar um comentário